Saúde & Alimentação

De todas as escolhas pessoais que possamos fazer em relação à nossa saúde, nada tem maior influência do que os alimentos que comemos.

As toxinas exógenas são substâncias que por definição já são tóxicas para o organismo humano em certas situações. Algumas delas são bem conhecidas (tabaco, álcool, drogas/fármacos de muitos tipos), outras são menos conhecidas (substâncias aromáticas, corantes, corantes alimentares) e outras desconhecidas (cádmio, evaporação de adesivos, gases, radiações, etc).

O Taraxacum officinalis é uma das plantas de excelência na desintoxicação.
Dos seus princípios activos destacam-se os amargos que estimulam o apetite; o taraxasterol com uma acção anticancerígena; os fitoesteróis, reguladores do sistema hormonal; os polifenóis com propriedades diuréticas; e o potássio (até 4,5%) que auxilia a função cardiovascular.

É um tónico hepático que melhora o funcionamento do fígado e da vesícula biliar. Utiliza-se:

• Na icterícia;
  • Digestões difíceis com enfartamento;
  • Para prevenir a formação de pedra na vesícula;
  • Melhora a digestão e o apetite porque estimula a secreção de saliva, sucos gástricos e bílis!