Reforçar o sistema imunitário em janeiro, sim ou não?

A resposta é Sim!

Muitas vezes fazemos o reforço do sistema imunitário em outubro. Quando chegamos ao inverno profundo e devido às vidas exigentes que levamos, as nossas defesas já estão diminuídas.

Depois logo pela manhã em jejum um copo de água fervida morna com seis gotas de limão. Além de alcalinizar é rico em vitamina C e é do conhecimento comum a importância desta vitamina no sistema imunitário, além das suas propriedades anti-oxidantes. A vitamina C também pode ser tomada via oral em comprimidos, mas não esquecer de escolher a vitamina C associada aos flavonoides. Isto significa que provém de uma fonte natural como por exemplo da roseira brava.

O alho é um excelente alimento, que também pode ser tomado sob a forma de suplemento em cápsulas. Apresenta acção antibacteriana e antifúngica, aumentando a resistência orgânica contra infeções.

A geleia real é um dos meus conselhos preferidos para aumentar a resistência orgânica. É um excelente tónico para todas as idades. Tem um elevado conteúdo nutricional. É rica em proteínas, vitaminas, enzimas, minerais e aminoácidos.

Para complementar os conselhos anteriores devo referir a importância dos probióticos na saúde do sistema imunitário. Lactobacillus acidophillus e Bifidobacterium bifidum, são estirpes a ter em conta quando vamos escolher um probiótico de qualidade.

Para as crianças podemos escolher suplementos com equinácia, propólis, vitamina C e ómega 3.

Conheça todos os nossos artigos