Plantas adaptogénicas

Os adaptogénicos ou plantas adaptogénicas são espécies e variedades de plantas e fungos que têm sido utilizados ao longo da história. Contudo, só em 1947 é que o termo “adaptogénico” foi criado.

Esta palavra caracteriza uma substância com atividade farmacológica que tem a capacidade de induzir no organismo uma maior resistência e uma capacidade de desempenho ótimo. Graças a eles, podemos contrariar os sinais de stress externos ou internos e adaptarmo-nos a esforços elevados e situações mais difíceis.

Quais as minhas preferidas?

- Rhodiola rosea
(moduladora da ansiedade e do stress)

- Eleutherococcus senticosus
(planta muito interessante para a mulher, ajuda na depressão e falta de energia física)

- Panax ginseng
(planta muito interessante para o homem, melhorando a líbido, a energia física e o sistema imunitário)

- Withania somnifera
(excelente para a ansiedade e melhora a qualidade do sono)

- Ganoderma lucidum
(cogumelo da imortalidade, modula o sistema imunitário e pode ser tomada em patologia auto-imune)

Estas plantas ajudam-nos a otimizar o sistema nervoso e o sistema imunitário.
Devem ser tomadas durante pelo menos três meses!