Os três reinos na Homeopatia

Os Medicamentos Homeopáticos são derivados da natureza e as fontes desses recursos podem ser classificados em três reinos:

• Animal;
  • Vegetal;
  • Mineral.

Cada Reino é definido por um conjunto básico de características que se aplicam a todos os membros desse mesmo Reino.

Nós seres humanos, também somos influenciados quando estamos em similitude com a forma como estes Reinos reagem ao mundo à sua volta, ou seja, também apresentamos as mesmas características básicas e temas.

A Natureza Básica determina o Reino a que cada um de Nós pertence e, portanto, o medicamento certo é determinado pelo Reino, numa determinada fase da nossa vida. O Reino Vegetal caracteriza-se por fornecer o maior número de matérias-primas para a preparação em Homeopatia.

A diferença entre Homeopatia e a Fitoterapia ainda gera alguma confusão.

Enquanto a Homeopatia utiliza doses mínimas potencializadas prescritas de acordo com a Lei dos Semelhantes, a Fitoterapia utiliza doses ponderais prescritas de acordo com a Lei dos Contrários.

Para além disso, as partes do vegetal utilizadas para a preparação de tinturas-mãe Homeopáticas (TM) e medicamentos homeopáticos, nem sempre coincidem com as partes do mesmo vegetal utilizadas para a preparação de medicamentos fitoterápicos.

Reino Vegetal

As Plantas estão enraizadas no solo, e a única maneira que possuem para crescer e florescer é serem sensíveis ao seu meio ambiente.

Como o ambiente está em constante mudança e mutação, elas precisam de aprender a adaptar-se.

Os Pacientes que precisam do Medicamento Homeopático de origem Vegetal são geralmente suaves, sensíveis, emocionais, suscetíveis, mal-humorados e lunáticos.
Alguns estão nervosos e frágeis, e falam sobre questões menores ou até mesmo sem grande relevo. Facilmente choram à menor provocação ou provação e os seus pensamentos parecem aleatórios e desorganizados.

Para estes Pacientes os desafios centrais giram em torno de questões de apoio e carinho e necessitam de muita atenção.
Eles são hipersensíveis nos relacionamentos e melindram-se facilmente. Também são dependentes de pessoas e precisam de ser ancorados e orientados por alguém.
Do lado criativo, as pessoas sob a influência do Reino Vegetal são muito desenvolvidas na sensibilidade e na estética e podem ser criativas e do meio artístico.

A seguir ao Reino Vegetal, o Reino Mineral é o que fornece maior número de matérias-primas para a preparação de Medicamentos Homeopáticos. Para além dos Minerais obtidos no seu estado natural, também se consideram incluídos nesta divisão os produtos extraídos, purificados e produzidos por laboratórios químico-farmacêuticos.

Reino Mineral

Cada mineral tem uma estrutura definida que compreende ligações químicas.
Assim sendo, os Pacientes que precisam de Medicamentos de origem Mineral, anseiam por estrutura e organização. De facto, a sua razão de ser é manter a estrutura e segurança de tudo o que lhes diz respeito: os seus relacionamentos, a sua família, o seu trabalho, as suas finanças e desempenho.

Mas a sua necessidade de realizar e alcançar as suas metas faz com que tenham necessidade de proteção e segurança ao invés de competir como no Reino Animal.
Desta forma, os Pacientes sobre a influência do Reino Mineral também são: inflexíveis rígidos, perfeccionistas e exigentes com os detalhes.

Eles costumam optar por carreiras de contabilidade, engenharia, informática, controle de qualidade, etc. M
as este Reino é um pouco mais complexo visto que pode ser subdividido em dois grupos adicionais: Sais e Metais.

Os Pacientes que necessitam do Medicamento Homeopático de origem Mineral do Grupo Sal são particularmente sensíveis a todos os tipos de relacionamentos. Assim, os seus principais distúrbios também giram em torno de relações e anexos. Há um anseio de serem alimentados ou um sentimento que não podem viver sem uma pessoa em particular.

Eles podem ter relacionamentos problemáticos ou podem ser excessivamente dependentes de alguém importante nas suas vidas. Já os Pacientes que precisam do Medicamento Homeopático de origem Mineral mas do Grupo Metal são mais preocupados com a sua identidade, o seu status social, a sua performance e potência.

Estes Pacientes também têm preocupações com a família, a situação financeira, a saúde e a casa.  Tudo gira em torno da manutenção da estrutura e integridade desses aspetos das suas vidas.

Reino Animal

Atendendo à Biologia Evolutiva, os Pacientes que precisam de Medicamentos Homeopáticos do Reino Animal, são indivíduos que veem o mundo através do prisma da concorrência e da luta pela sobrevivência.

Eles estão sempre numa situação de predador contra a sua presa ou presa que necessita energeticamente de se defender do predador. Ou, perseguidor contra a situação perseguido, ou perseguido defendendo-se do perseguidor.

Estes Pacientes são tipicamente preocupados com a sexualidade (acasalamento), a competição, o território e a hierarquia. Observa-se que estes Pacientes que necessitam do Medicamento Homeopático de origem Animal competem em todas as áreas da sua vida ... No Amor, na amizade, em família e até mesmo por um lugar no autocarro... Para eles a vida é tudo sobre ganhar e não perder.

Artigo escrito pela Terapeuta Manuela Viriato Alves
Naturopata/Homeopata