Estou deprimido e agora?

A depressão é uma das patologias mais comuns da nossa era. Tristeza, choro, desmotivação, cansaço e insónia, são apenas exemplos de sinais e sintomas de uma depressão.

Quem nunca teve fases assim?
O nosso cérebro contém entre 50 e 60% de matéria gorda: a sua concentração em “gordura” é a mais elevada após as células adiposas! A razão é simples: no cérebro, não há tecidos de apoio, mas sim uma densidade de células impressionante, com formas específicas, para captar, fazer circular e trocar mensagens.

Todas estas células, estão cercadas por uma membrana composta por uma bi-camada lipídica constituída por cerca de 50% de fosfolípidos nomeadamente os principais que são a fosfatidilserina e a fosfatidilcolina.

Então, um dos meus conselhos é tomar estas substâncias diariamente. É muito importante nutrir o cérebro e depois modular os neurotransmissores com plantas.

Para modular os estados depressivos, para a manutenção de humor estável, para situações de cansaço, depressão stress e ansiedade, aconselho o extrato de “Crocus sativus”.

Caso a depressão seja associada de ansiedade, a “Rhodiola rosea” tem uma ação adaptogénica. É benéfica como protetora do stress e está relacionada com a modulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e com a regulação dos mediadores da resposta ao stress (cortisol, óxido nítrico e beta-endorfinas).

A sinergia das plantas é muito importante para as rápidas melhoras. Quando associamos plantas, temos uma potenciação de ação. O que significa isto? Significa que as associações dos princípios ativos irão “ajudar-se” uns aos outros e obter resultados mais significativos.

Muito importantes na recuperação de uma depressão, são as alterações dos comportamentos.
Aconselho sempre a que reformulemos a forma de nos comportarmos no dia a dia.

Ter um caderno onde possam escrever os sentimentos, falar com um profissional, iniciar um passatempo diferente, passear na natureza, adotar um animal de estimação, são exemplos que resultam muito bem para voltarmos a entrar em contacto com o nosso coração!