Emagrecer em Janeiro, é possível?

Sim, é possível! 😉

No entanto, como no natal comemos mais e mais doces, a nossa insulina fica um pouco menos equilibrada e apresentamos mais fome.

Neste tempo frio, para perder peso, não aconselho os sumos detox mas sim sopas detox.
Devemos tomar alimentos cozinhados e quentes para compensar as temperaturas externas mais frias. Como no inverno temos tendência para comer alimentos mais calóricos devemos compensar, desintoxicando, e permitir aos nossos órgãos a eliminação de toxinas.

Um dos ingredientes mais importantes nestas sopas são os vegetais de folha verde como, por exemplo, couve-galega ou nabiças, ricas em minerais como o cálcio e o ferro. Estes vegetais têm ainda a propriedade de melhorar a função intestinal devido ao seu elevado teor em fibras.

Como diuréticos podemos colocar a salsa e o aipo.
alcachofra e os espargos têm ação depurativa e desintoxicante.

Assim, como receita de uma sopa desintoxicante podemos colocar:

• Batata doce, salsa e aipo na base.
  • Depois de triturada a base, colocar folhas de couve-galega esfarrapadas e deixá-las cozer. Tradicionalmente, aconselho sopas simples para possibilitar a variedade e não ocorrer uma acidificação tão acentuada.
  • No final, poderá adicionar-se azeite de oliveira e um pouco de sal marinho.
  • Esta sopa deve ser utilizada à noite, evitando o consumo de proteínas animais.

Assim, lanche uma fruta cozida ou assada e pela noite uma sopa quentinha.

Caso queiram associar um suplemento natural para ajudar, eu aconselho o crómio. Ajuda no apetite!