Curar a menina(o) que há dentro de nós

O que minha infância tem a ver com as coisas que sinto agora? Como é que as minhas experiências naqueles anos de criança podem influenciar o meu eu atual? Será que, curando as feridas do passado que ainda carrego no presente irei sentir-me melhor?

Estas perguntas são muito pertinentes quando falamos de criança interior e de padrões infantis que nos regem em adultos. Curando as feridas do passado, a nossa vida atual pode fluir melhor, com menos sofrimento e com relações mais saudáveis do nosso quotidiano.

Fazer terapia é fundamental para nos conhecermos.
Quem somos, para onde vamos e qual o nosso propósito pode ter a raiz condicionada na infância. Sermos os adultos equilibrados e funcionais que todos desejamos ser, passa por aqui. Olhar a menina ou o menino que vive em nós e que necessita de ser olhado.

Vou deixar aqui alguns exemplos para que o leitor possa identificar. Alguns dos sofrimentos da infância que nos podem marcar para sempre são:

• O meu pai era frio e nunca me abraçava.
  • A minha mãe estava sempre deprimida e eu tinha de assumir algumas das suas funções.
  • A minha mãe é a minha melhor amiga.
  • O meu pai nunca estava nas minhas festas da escola pois tinha de trabalhar.
  • Eu era sempre a última a ser recolhida na escola. O meu pai esquecia-se de mim.

Estes são exemplos que marcam a crianças e podem vir a refletir-se em nós adultos conduzindo a tristeza, baixa autoestima e até comportamentos disruptivos.
Se se identificam com estas situações, façam terapia e verão a vossa vida fluir com muito mais alegria e prosperidade.

Conheça todos os nossos artigos