Como melhorar o perímetro abdominal?

Na primavera, as roupas ficam mais leves e a zona abdominal sobressai. Além da parte estética vem a saúde. Ninguém quer ter gordura visceral!

O tema abdómen e saúde é vasto nas causas do desequilíbrio e cuidados a ter.

As causas de um abdómen dilatado podem ser:

• Prisão de ventre;
  • Indigestão;
  • Flatulência;
  • Intolerâncias a alimentos como, por exemplo, glúten e lactose;
  • Excesso de alimentos gordos, entre outros.

O mais importante é, sem dúvida, regularizar a alimentação. Eu aconselho o uso de alimentos do mediterrâneo e o respeito pelos horários biológicos dos órgãos. O ser humano, deve ter cuidado acrescido nas horas do lanche e do jantar. Um bom pequeno almoço, almoço equilibrado e um jantar mais leve, para contribuir na boa digestão. Pela noite, optar por uma sopa leve e fruta cozida ou assada para poupar energia aos órgãos da digestão. Escolher frutas da época maduras e se houver flatulência evitar a casca. Alimentos processados, iogurtes, enchidos e açúcar dificultam a digestão e sobrecarregam o trabalho hepático. O excesso de pão também pode contribuir para o aumento abdominal e flatulência.

Aconselho infusões de plantas digestivas para melhorar o funcionamento do estômago, fígado e intestino. São exemplos: funcho para a flatulência, cardo mariano para o fígado, erva príncipe para o estômago, alcachofra para vesícula biliar e malvas como anti-inflamatório geral do sistema digestivo.

Muito importante é o uso dos probióticos. Estirpes como: bifidobacterium longum, bifidibacterium bifidum, lactobacillus rhamnosus. Vitamina A, vitamina B2 e niacina são regeneradoras da mucosa digestiva.

Para eliminar gordura abdominal posso recomendar ácido linoleico conjugado ou CLA, taraxáco e garcínia cambogia apresentam excelentes resultados.

Quando o aumento do volume abdominal é causado pela dificuldade no trânsito intestinal a ingestão de água suficiente e exercício físico podem ajudar no peristaltismo gástrico. Plantas ricas em mucilagens e ingestão de fibras como figo, ameixa e maçã, podem ser utilizadas para melhorar a qualidade do transito.

Localmente, a mesoterapia homeopática apresenta excelentes resultados na perda de gordura abdominal.