Candidíase, que incomodo!

Hoje decidi escrever sobre um tema que causa bastante desconforto que é a candidíase. No nosso organismo habita um microorganismo que se chama “Candida albicans”, mas quando ela prolifera demasiado pode causar desequilíbrios e causar sintomatologia difícil de suportar.

Antes de mais, importa saber o que pode causar esta situação. A candidíase pode ter várias causas, entre elas, a toma de antibióticos. Tal como o nome indica, antibiótico, mata a vida. Os antibióticos podem ser necessários para combater infeções descontroladas, mas apresentam como efeito secundário a disbiose, ou seja, também eliminam a nossa flora endógena de proteção. Como uma das funções da flora é, controlar o crescimento anormal de “Candida albicans”, quando a flora diminui pode aparecer a candidíase. Uma alimentação demasiado ácida, stress e alterações no sistema imunitário também são possíveis causas de candidíase.

Como melhorar?

• Evitar alimentos ácidos;
  • Evitar açúcares;
  • Evitar o cereal trigo;
  • Optar por alimentos frescos como fruta e vegetais;
  • A proteína deve ser magra, sendo o peixe branco o mais indicado.

Para tratamento do candidíase, temos várias opções, mas tomar um probiótico é a primeira opção. Aqui, a escolha das estirpes bacterianas que constituem o suplemento é fundamental. Obrigatório ter Lacobacillus.

Cinquenta por cento da flora vaginal é colonizada por Lactobacillus, como por exemplo Lactobacillus acidophillus, Lactobacillus casei, Lactobacillus gasseri, Lactobacillus paracasei, Lactobacillus reuteri, Lactobacillus rhamnosus, entre outros.

Plantas que ajudam na infeção urinária e candidíase como o Hibiscus sabdariffa,e Origanum vulgare, vulgarmente conhecido como oregão, devem ser tomadas e existem no nosso mercado como suplementos alimentares.

Posso, ainda, referir alguns cuidados que ajudam na candidíase:
  • Usar roupa interior de algodão sem fibra;
  • Evitar calças e collants muito apertados;
  • Usar produtos adequados à higiene íntima diária;
  • Depois da praia ou piscina, secar bem a região íntima e trocar de roupa o mais rápido possível.

Conheça todos os nossos artigos