A importância do ómega 3!

O nosso cérebro contém entre 50 e 60% de matéria gorda: a sua concentração em "gordura" é a mais elevada após as células adiposas! Surpreendente, uma vez que o seu carburante principal é a glicose! A razão é simples: no cérebro, não há tecidos de apoio, mas sim, uma densidade de células impressionante, com formas específicas, para captar, fazer circular e trocar mensagens.

Todas estas células estão cercadas por uma membrana composta por uma bi-camada lipídica constituída por cerca de 50% de fosfolípidos nomeadamente os principais que são a fosfatidilserina e a fosfatidilcolina. As cadeias de ácidos gordos dos fosfolípidos cerebrais, fornece mais DHA (ácido docosahexaenóico).

Os braços compridos do neurónio (ou axónios) são envolvidos pelas membranas de células, formando uma bainha, a bainha de mielina que permite acelerar a condução da mensagem, composta também por 70% de lípidos.

Os fosfolípidos asseguram a fluidez e integridade das membranas dos neurónios. Membranas em bom estado melhoram o transporte dos mensageiros de informação, os neurotransmissores. Não existe um bom funcionamento, sem uma proporção adequada de DHA. Esta proporção, é bom recordar, varia em função do regime alimentar.

Também têm uma ação na síntese e libertação dos neurotransmissores. Por isso, a fosfatidilserina aumenta a libertação de dopamina e acetilcolina envolvidas no processo de memorização e de aprendizagem. A fosfatidilcolina permite a produção de acetilcolina e de constituintes da bainha de mielina facilitando deste modo a rapidez de veiculação da informação.

Eu aconselho que tomem DHA ou óleo de fígado de bacalhau!